fbpx

Terapia Hormonal Feminina

Envelhecer não significa que você tem que perder o controle sobre sua aparência e como se sente. Nossa terapia hormonal feminina ajuda a controlar e diminuir  os efeitos do envelhecimento, dando ao seu corpo o que ele precisa para restaurar o equilíbrio natural.

O que é reposição hormonal?

Para muitas mulheres, a terapia hormonal é uma solução eficaz para sintomas moderados a graves da menopausa, como ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor, confusão mental e muito mais. 

Ao criar um programa exclusivo de terapia hormonal, esses sintomas são melhorados consideravelmente e outros desequilíbrios que causam problemas como TPM e perimenopausa também são revertidos.

Implante de Gestrinona para Mulheres

São inapropriadamente chamados de chip da beleza.

As mulheres que fazem atividade física diariamente e têm alimentação saudável, são as que mais se beneficiam. Não é recomendável para aquelas que são sedentárias, não têm alimentação saudável e estão acima do peso.

É contraindicado durante a amamentação, gestação, pacientes que desejam engravidar, atletas sujeitos a exames antidoping, pacientes menopausada sem reposição hormonal e paciente com hiperandrogenismo.

A gestrinona pode ser utilizada por via oral, vaginal, transdérmica ou subcutânea mas a via que garante a melhor estabilidade da dose e de forma contínua é através do implante subcutâneo (pellets).

Principais indicações: Gestrinona

Endometriose, Miomas uterinos, ciclo menstrual irregular e alto fluxo menstrual, baixo libido, diminuição dos sintomas de TPM como : enxaqueca, cólicas, edema (inchaço), dor nas mamas e irritabilidade.

Efeitos colaterais que podem ocorrer e que são controlados :

Acne, queda de cabelo, rouquidão, aumento do clitóris, aumento de pelos.

Geralmente esses efeitos colaterais são dose-dependentes mais evidentes nos três primeiros meses de uso e tendem a se atenuar com a adaptação ao hormônio.

Junto com a Gestrinona, podemos associar outros hormônios ou medicamentos, para evitar ou diminuir os efeitos colaterais como queda de cabelo, acne, pele oleosa e efeitos virilizantes. Por isso a importância de procurar um médico especializado e fazer o tratamento correto.

Diferente do que muitos ginecologistas dizem, o uso de gestrinona não aumenta os riscos de câncer de mama.

A gestrinona é um hormônio esteroide sintético, desenvolvido em um primeiro momento para tratar patologias como endometriose e miomas, mas seus efeitos foram muito além disso.

Sendo bastante utilizado pelas mulheres. Seu objetivo é diminuir os sintomas, tratar doenças ginecológicas e melhorar a qualidade de vida!

Quando bem indicada e utilizada na dose correta, a GESTRINONA pode ser um divisor de águas na vida das pacientes. Geralmente o resultado já é percebido logo nas primeiras semanas.

Para garantir bons resultados, a prescrição é sempre feita de forma individual e por um médico capacitado.

Outros Hormônios Femininos

A progesterona e estrogênio são os principais hormônios sexuais das mulheres, são responsáveis pelas características do sexo feminino e tem influência no funcionamento de todo o corpo. A testosterona também está presente na mulher e tem um papel muito importante.

Quando estão em déficit podem trazer muitas consequências para a saúde, piora da qualidade de vida e risco de desenvolver doenças. Após uma certa idade, a produção desses hormônios começam a diminuir, isso acontece com todas as mulheres.

O Que São os Hormônios Femininos

A progesterona e estrogênio são os principais hormônios sexuais das mulheres, produzidos principalmente nos ovários e responsáveis pelas características femininas.

Estes hormônios começam a se desenvolver na fase da puberdade, por volta dos 12 aos 15 anos, sendo os responsáveis pelo aparecimento das características sexuais. Nas mulheres, ocorre o desenvolvimento dos seios e quadris, surgimento de pelos e início do ciclo menstrual.

Além de serem responsáveis por regular o ciclo menstrual da mulher e estimular o desenvolvimento de seios, também possuem outras funções para o organismo.

Ajudam no fortalecimento dos ossos e dentes, reduz o risco de câncer, eleva a capacidade de concentração, melhora o humor, age como antidepressivo, aumenta a firmeza da pele, aumenta a performance da memória e o poder de criatividade, melhora a resistência à insulina, entre outros.

A testosterona também está presente nas mulheres, porém em quantidade menor comparada aos homens. A testosterona nas mulheres, é produzida nos ovários e nas glândulas suprarrenais. É um hormônio que ajuda a melhora a libido.

Deficiência dos Hormônios Femininos

O déficit ou descontrole hormonal, pode acontecer com mulheres de qualquer idade, por isso é importante desde adolescente fazer acompanhamento médico e observar os sinais do próprio corpo.

Geralmente a diminuição hormonal acontece por algumas causas principais: Menopausa, Uso de Anticoncepcionais, Obesidade, Hipotireoidismo ou hipertireoidismo, Diabetes, Síndrome dos ovários policísticos ou até mesmo péssimos hábitos de vida.

Fumo, bebidas alcoólicas, má alimentação, alterações no sono, e falta de atividade física, podem contribuir para o aparecimento deste problema. O estresse é outro fator de grande relevância, pois o cortisol que circula no organismo da pessoa estressada é um hormônio produzido pelas suprarrenais e afeta o sistema imunológico, além de aumentar a pressão arterial e a glicose no sangue.

Sinais e sintomas que indicam uma deficiência hormonal:

  • Dor durante a relação sexual;
  • Ressecamento vaginal;
  • Aumento de infecções urinárias;
  • Amenorreia (atraso ou interrupção da menstruação);
  • Baixa libido;
  • Distúrbios do sono, cansaço excessivo;
  • Aumento do apetite e de peso
  • Irritabilidade, insônia e ansiedade;
  • Dores de cabeça;
  • Queda de cabelo, pele seca e unhas fracas.

A menopausa é uma fase na vida das mulheres, onde ocorre a diminuição natural dos hormônios. Em muitos casos pode ser necessária a reposição hormonal para melhorar a qualidade de vida, diminuir os sintomas e evitar doenças. 

Tratamento de Reposição Hormonal para Mulheres

Ao observar alguns dos sinais e sintomas citados acima, primeiramente é importante buscar ajuda de um médico para fazer exames e confirmar o diagnóstico.

Se você descobrir que realmente está precisando de reposição hormonal, este será um grande passo para melhorar a sua qualidade de vida.

Poderá ser indicado a terapia de reposição hormonal, para os hormônios que estiverem com deficiência, seja o Estrogênio, Progesterona ou Testosterona.

Esta reposição pode ser feita via oral, gel ou implantes (pellets). Os implantes hormonais, tem a melhor absorção e traz os melhores resultados.

Contra indicações: Câncer de mama e endométrio, hepatopatia grave, doença coronariana e cérebro vascular, lúpus, trombose, TVP e sangramento uterino anormal.

Tratamento para Menopausa

Menopausa é o período após a última menstruação espontânea da mulher, seu inicio só pode ser considerado após 12 meses do ultimo fluxo menstrual. O tempo de transição que antecede a menopausa é chamado de CLIMATÉRIO.

Tanto a menopausa, como qualquer outra causa que leva a deficiência hormonal, traz muitos sintomas e riscos para a saúde da mulher.

A progesterona, estrogênio e testosterona são os hormônios sexuais das mulheres, responsáveis pelas características femininas. Mas eles têm muito mais influência do que você imagina.

Esses hormônios ajudam no fortalecimento dos ossos e dentes, reduz o risco de câncer, eleva a capacidade de concentração, melhora o humor, age como antidepressivo, aumenta a firmeza da pele, aumenta a performance da memória e o poder de criatividade, melhora a resistência à insulina, entre outros.

Entenda como a menopausa funciona, as consequências para as mulheres e como tratar os sintomas.

Menopausa e Suas Consequências

Não existe uma idade fixa de quando as mulheres vão entrar nesse período. Mas uma coisa é certa, todas as mulheres irão passar por isso.

Geralmente isso acontece entre os 48 e 55 anos, mas pode ser antes ou depois. Por isso é tão importante observar os sinais do corpo, e fazer avaliação médica regular.

Alguns sinais que podem indicar a menopausa:

  • Menstruação irregular: pode acontecer de não descer em um mês, ficar meses sem descer ou descer duas vezes no mesmo mês;
  • Ondas de calor: esse sintoma é um dos mais relatados pelas mulheres. O calor excessivo geralmente dura até 5 minutos e atinge a parte superior do tronco, o pescoço e o rosto;
  • Oscilações de humor: o motivo é que os hormônios responsáveis pelo funcionamento do sistema nervoso central são exatamente o estrógeno e a progesterona, que fica em baixa na menopausa;
  • Sensação de irritabilidade, melancolia, ansiedade e choro são outros sintomas que podem se manifestar nesta fase;
  • Mudança na bexiga: dificuldade em esvaziar a bexiga, incontinência urinária e infecções urinárias com frequência;
  • Pode sentir diminuição na libido, ressecamento vaginal e dor na relação sexual;
  • Alterações do sono: o estrogênio também está relacionado à regulação do sono da mulher.

A menopausa é o momento marcado pelo fim da idade fértil da mulher, em que os ovários deixam de produzir estrogênio e, por isso, ocorre o fim dos ciclos menstruais. Além disso, pode causar outras mudanças no corpo, cérebro, pele, músculos, ossos, coração e emoções são afetados pela queda dos níveis de estrogênio.

Reposição Hormonal para Tratar Menopausa nas Mulheres

Por mais que a menopausa seja um processo natural do corpo feminino, ninguém quer ter má qualidade de vida.

Nem todas as mulheres precisam se preocupar em repor, mas aquelas que têm sintomas moderados a intensos podem se beneficiar da terapia de reposição hormonal.

Existem algumas formas de fazer a reposição hormonal, mas antes de qualquer coisa, você precisa buscar um médico especialista e fazer todos os exames indicados. Esta reposição pode ser feita via oral, gel ou implantes. Os implantes hormonais, tem a melhor absorção e traz os melhores resultados. Geralmente os implantes são de gestrinona, testosterona e estrogênio (estradiol).

Hormônio Estradiol

Este é o hormônio feminino que pode ser associado a outros como gestrinona e testosterona com finalidade de equilibrar os efeitos hormonais no corpo da mulher. Esta associação visa minimizar efeitos colaterais, ajustar a deficiência deste hormônio, especialmente em mulheres acima de 40 anos, controlando os sintomas da MENOPAUSA/CLIMATÉRIO, melhora o colesterol, é protetor cardiovascular e ajuda na prevenção de osteopenia e osteoporose.

 Não é usado isoladamente, pois a associação com outro hormônio equilibra a ação do estradiol, especialmente no endométrio, camada interna do útero, evitando assim sangramentos indesejados e estímulo hormonal excessivo na cavidade uterina.

É contra indicado em pacientes com câncer de mama e histórico familiar de câncer de mama.

Programa de Terapia de Reposição HormonaL

Principais benefícios da terapia de reposição hormonal

As mulheres que escolhem nossa terapia de reposição hormonal exclusiva veem uma melhora significativa na maneira como seu corpo funciona. Cada um dos nossos planos de tratamento personalizados são desenvolvidos para melhorar quatro áreas principais da sua saúde e bem-estar:


ENERGIA

Regular os hormônios em seu corpo melhora sua energia geral.

LIBIDO

Dar ao seu corpo os hormônios certos ajudará a aumentar seu desejo sexual. 

HUMOR

Ao estabilizar seu humor geral, nossos tratamentos reduzem a depressão e a irritabilidade, o que melhora a saúde geral e o bem-estar.

SAÚDE CARDIOVASCULAR 

Quando seu corpo tem o equilíbrio certo de hormônios, o coração fica mais saudável e os vasos sanguíneos fazem seu trabalho melhor, fornecendo oxigênio e nutrientes para todo o corpo.